Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aprenda Sobre: Solo MID

Nesta quinta (atrasado, porque era pra sair na quarta) vamos falar de como se dar bem jogando na Mid Lane. lembrando mais uma vez que isto é um post informativo de visão particular e baseado em formas de jogo de outros jogadores profissionais. NADA AQUI É REGRA! Faça o que se sentir confortável e divirta-se.



O que faz um SoloMID?

Geralmente um soloMID é um personagem com habilidades que escalam com Poder de Habilidade e podem desempenhar diversas funções dentro do jogo, a depender da composição do time. Um SoloMID pode ser de Poke, Engage, AoE, Desengage, Assassino, com muito CC e etc.

Mas nesta temporada surgiram também os AD mid, que são personagens com muito poder de burst damage  com habilidades que escalam com Dano de Ataque se aproveitando da baixa resistencia fisica dos AP Mids.


Porque ser SoloMID?

Geralmente quem joga nessa lane sempre tem uma certa simpatia com magos de muito poder de destruição em pouco tempo (burst damage), personagens com um potencial de nuke muito forte se encaixam perfeitamente. Além de ser uma das roles que podem carregar seu time pra vitória, pois pode ajudar todas as lanes aliadas e ameaçar sempre o inimigo com seus Roamings.


Obrigações de um SoloMID.

Sua obrigação é basicamente 1 = ROAMING!

O que é roaming? É você andar por todo o mapa para ajudar o seu time a pegar kills e ficar a frente no jogo. Mas não ache que isso é simples, você precisa aprender técnicas de lane como freeze, push, reset e etc. Lembre-se que a cada 2 waves de Minion 1 vem com Minion Canhão, está pode ser uma ótima hora para pushar a sua lane e ir dar roaming pelo mapa. Se você estiver com um buff do azul, abuse de suas magias em área para aumentar a velocidade de farm e empurrar seu inimigo para debaixo da torre, dando assim um intervalo para dar roaming em outra lane que esteja recuada. Procure combinar com seu jungler um gank 4x2 ou 3x1, isso irá quase sempre dar certo se bem planejado.

Além disso, você PRECISA AVISAR O MIA (Miss in action) SEMPRE. E se você vir o seu inimigo indo pra outras lanes VÁ ATRÁS. Não deixe seu time na mão. Uma luta 3x2  ou 2x1 é sempre desvantajosa para o aliado, portanto siga seu inimigo e não deixe ele dar free roaming no mapa.
Também precisa tentar explodir o carry inimigo, ou tentar causar a maior quantidade da dano possível no time adversário.

Mantenha as bushs das laterais do rio wardadas. Você não quer ver um Kha’Zix pulando em você do nada quer?


Picks comuns de AP Mid

São picks comuns personagens com muita presença de mapa, como Kassadin, Twisted Fate e etc; Personagens com burst damage e mobilidade como Ahri, LeBlanc, Fizz e etc, campeões com muito CC, como Lissandra, Ryze, Lux, Kennen  campeões com muito dano em aréa como Ziggs, Katarina e etc...
Existem vários outros campeões que se encaixam no mid, você só precisa se adaptar. Mas pense sempre na necessidade do seu time.


Picks comuns de AD Mid

Nesta season três, se tornaram muito comuns os picks de AD Casters no mid, pelo simples fato que muito dos personagens AP tem resistências físicas ínfimas, por não utilizar runas de defesa física o que é praticamente um suicídio no early game.

Personagens com muito burst como Kha’Zix e Zed são ótimas escolhas para isso, além de Jayce, Jarvan e Lee Sin que são muito vistos na rota mid também. Como sempre, pense no seu time e veja o que eles precisam, um time full AD não é interessante.


Summoner Spells

Aqui, basicamente são três opções:









Obs: Quem usa barrier no mid é um sujo a nível Takeshi!

Veja a sua necessidade, barrier pode ser interessante contra Zeds, Vladimirs e etc.

Quanto ao Exhaust, personagens como Karthus ou Anivia podem se utilizar deste artificio para manter o inimigo por mais tempo dentro de suas habilidades em área.


Runas

Marcas:
·         Poder de Habilidade
·         Penetração Magica

Quintessencias

·         Poder de Habilidade
·         Penetração Magica
·         Dupla Penetração (AD e AP)

Glifos

·         Resistencia Magica SEMPRE

Selos

·         Poder de Habilidade
·         Penetração Mágica
·         Armadura (Contra AD Mids é obrigatório)


Masteries

21/9/0 na maioria das vezes. Mas algumas variações como 11/0/19 ou 19/0/11 indo um pouco mais a fundo na aba de utilidade para pegar alguma regeneração de mana e a masterie dos buffs.


Posicionamento

                Zoning

Sua zona é a área que você pode controlar com seu campeão, esta área é determinada pelo seu alcance de auto ataque e habilidades.

Zonear é o ato de você ocupar os espaços de zona do seu inimigo e ficar entre ele e os minions inimigos, fazendo com isso ele perder farm e experiência. Para zonear, geralmente você precisara de habilidades que permitam a você causar dano e não levar em troca. Se um inimigo leva muito dano ao se aproximar dos minions para farmar ele só vai conseguir farmar embaixo da torre e isso prejudicará bastante seu desempenho.

Se um inimigo entrar na sua zona de controle, faça-o sofrer, ataque para ele recuar e mantenha o controle da sua lane.

 Lembre-se de ter cuidado na hora de zonear seu inimigo, pois você vai precisar passar a frente dos minions inimigos, abrindo um espaço para ganks na sua lane. Ward sempre as duas bushs da rota primariamente, se possível, coloque sentinelas um pouco mais pra dentro da Jungle adversaria para ter o controle de onde o jungler virá.

Você pode jogar ofensivo, zoneando a front line (na frente dos minions) ou jogar defensivo, se protegendo na back line (por trás dos minions).

Deny

Quando você zoneia com sucesso seu inimigo, você aplica uma coisa chamada DENY nele, dar Deny é simplesmente negar experiência e ouro. Com isso, você fica a frente no jogo e atrasa o jogo do seu inimigo.

Team Fights

Nas teamfights a sua obrigação é basicamente explodir um carry inimigo, seja o AP ou o AD. Lembre-se que se os seus cooldowns forem muito altos (Como um Kassadin ou LeBlanc), você ficará inútil depois de utilizar o burst damage inicial em cima do inimigo, porém se for suficiente pra mata-lo você terá realizado a sua obrigação com sucesso. Mas se você esta jogando de Ahri CDR ou Ryze, tente causar o maior dano possível na TF com seus Charms e Prisões Runicas em quem estivar mais próximo.

Se você vê que existe a oportunidade de pegar o ADC inimigo num mal posicionamento não hesite e vá pra cima, principalmente se você tiver uma habilidade escape ou reset.



Lane Fase

A lane fase é o começo do jogo, inicialmente até alguma das torres cair. Neste momento do jogo, você vai FARMAR, FARMAR MUITO (Já disse pra farmar?) e caso apareça uma oportunidade vai pegar kills. Mas não se mate para pegar uma kill, as vezes não compensa morrer para garantir um kill, o seu laner pode ser um campeão de fácil snowball, e uma kill pra ele pode ser o fim da sua lane phase. Priorize sempre o farm na lane phase, tentando superar seu inimigo em CS (Creep Score).


                All-in

Durante a lane phase podem aparecer algumas chances de kill para você, se seu inimigo não tiver feitiços de invocador defensivos (e você PRECISA saber disso),  não tem poções de vida e esta com o life baixo pode ser uma boa hora para tentar um ALL-IN. Um All-in é simplesmente você ir para cima do seu inimigo com tudo que você tem de habilidades e tentar conseguir a kill. Tente sempre dar all-in com ignite disponível, pois as chances de ter sucesso aumentam consideravelmente.

                Trade/Harass

O ato de Harassear seu inimigo é você trocar dano com o seu inimigo de preferencia sem tomar dano de volta. Os mestres na arte de Harassear são os mid’s de ataque a distancia ou com habilidades de longo alcance como Ezreal, Nidalee, Jayce e outros. Sempre que um inimigo entrar na sua zona de domínio, ataque-o. Isso é harass.  Tente acertar sua skillshots na maioria das vezes e aprenda o alcance das suas habilidades, isto é essencial.




Posicionamento de Wards

Abaixo segue o básico que você precisara para ter uma lane phase segura e longe de ganks.




Devo ser agressivo ou passivo?

Estou perdendo a Lane e agora?

Jogue seguramente. Não va pra cima do seu inimigo nem fique dando bobeira no meio da lane você pode sofrer um burst damage fatal (principalmente se for uma LeBlanc com 1 item de dano na frente), fique embaixo da sua torre e peça ajuda a seu jungler e tente farmar o que conseguir.

Para farmar embaixo da torre é simples, 2 hits da torre no Minion Guerreiro e 1 hit seu, 1 hit da torre no Minion Mago e 1 hit seu. A prioridade da torre é Minion Catapulta > Minion Guerreiro > Minion Mago. APRENDA.

“Mas o meu jungler é um inútil, lixo, cotoco hu3hu3hu3”.

Se você perdeu sua lane, o inimigo foi mais competente que você, o Jungler está ali para ajudar TODAS AS LANES, não apenas a sua (a menos que o jungler inimigo tenha comprado um apartamento de frente pro rio com visão panorâmica do Dragon e fique fazendo visitas constantes a sua lane) tente combinar com ele um bom momento para um gank efetivo, e tente pegar a kill. Caso apareça uma oportunidade, derrube a torre do inimigo e termine a lane phase antecipadamente, assim você poderá ficar um pouco mais seguro enquanto farma, além de poder praticar uma das suas obrigações que é dar roaming pelo mapa, já que o inimigo não vai ter mais a proteção da torre dele ele terá que jogar mais safe e terá a pressão de precisar derrubar a sua torre.


Considerações Finais

Jogar como “tipo mid” é muito tranquilo, a lane é 1x1 e se você jogar com wards bem posicionadas a chance de gank é perto de 0. Mas você precisa aprender a dar roaming no mapa para ajudar o seu time, não fique passivo na lane se você estiver com mais kills e suas outras lanes estão sofrendo.

No mid da pra fazer jogadas míticas com personagens de muita mobilidade e acertar combos inteiros para dizimar seu inimigo. Enfim, se quiser carregar o jogo, jogar no mid é muito recomendável.


Bibliografia




2 comentários :

  1. cara parabéns, Runeterra cada vez melhor, continuem assim

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as dicas ajudo bastante, faltou algumas coisas + isso é pra champs em específico. Em geral mto bom.

    ResponderExcluir