Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Como ser um bom Jungler e Jogar bem na Jungle - League of Legends

Como ser um bom Jungler e jogar bem na Jungle.

Neste artigo/tutorial, abordaremos alguns pontos para você se tornar um bom Jungler no League of Legends, são conceitos, práticas e informações interessantes.

Lembre-se que nada aqui é lei, apenas foi baseado no conhecimento de jogadores profissionais e sites especializados em League of Legends, faça sempre o que você se sentir mais confortável. A intenção aqui é apenas ajudar quem está começando ou ser uma fonte de consulta.

Acima de tudo: Divirta-se.




01 – Introdução

Olá queridos Runeterranos.

Primeiramente gostaria de me apresentar, meu nome é Andre “Nientoshy” Machado, sou editor-chefe do Jornal de Runeterra e jogador de League of Legends.

Desde que comecei minhas aventuras pelo mundo que da nome ao site, sempre gostei da função de Jungler e a partir daí, pesquisei como melhorar minhas habilidades em vários sites, streams de jogadores conhecidos, tutoriais e etc.

De posse disso, acredito que posso falar algumas considerações que eu acredito ser de fundamental importância para qualquer jogador que queira se aventurar na selva de Summoner’s Rift.

Quero deixar claro que não é apenas minha experiência, que é relativamente curta, mas de vários jogadores que pesquisei e que citarei na bibliografia no final deste artigo.



02 – O que é a Jungle?
A jungle nada mais é do que toda a área que separa as lanes e a base de ambos os lados do mapa de Summoner’s Rift. É onde fica localizado todos os minions neutros que não estão no rio.



03 – O que faz um Jungler?

O jungler (ou caçador da selva) é o invocador que vaga pela jungle (selva) matando os minions neutros dentro dela e auxilia seus companheiros com ganks e nas teamfights.

                03.01 - Porque ser jungler?

Como jungler, você permite que dois de seus companheiros de equipe possam jogar sozinhos, adquirindo mais experiência e ouro do que uma lane com dois invocadores. Além de ficar livre e relativamente tranquilo dentro da sua jungle aumentando de nível e adquirindo ouro.

                03.02 - Atribuições de um jungler

Como jungler, você tem duas atribuições básicas: wardar e gankar. Dependendo do tipo de campeão que você escolheu, você também iniciara Teamfights, protegerá seus carries, explodirá o carry inimigo, dará suporte ao seu time ou dará desengage quando necessário.

 Além disso, o controle de mapa também é de obrigação do jungler, colocando wards nos pontos necessários e comprando um oracle quando for necessário.

                03.03 - Deixar a kill ou não? Porque deixar?

Quando você da um gank bem sucedido, existe um dilema: deixar ou não a kill pro seu laner? O mais correto é sempre deixar a kill pro seu laner. Por quê? Porque assim ele pode snowbollar na lane e excluir quase que totalmente o laner inimigo do jogo. Além do que, as assistências garantem um dinheiro bom ao jungler, e ele às vezes não tem tanta dependência de ouro como boa parte dos jogadores das lanes.



04 - O que faz um campeão ser bom jungler?

Alguns pontos fazem um bom jungler, mas eu acredito que três são cruciais para um campeão ser bem sucedido na jungle: Crowd Control (CC), sustain e velocidade. Todos estes termos estão descritos na Jungle Tier List, aqui mesmo no blog.


           04.01 – Tempo de Limpeza

O tempo de limpeza se refere a velocidade com a qual o Jungler limpa os campos da Jungle, quanto menor for esse tempo, mais rápido ele chegará as lanes para gankar nos níveis iniciais. Campeoes com muito dano em área (AoE/Area of Effect) tem um clean time (tempo de limpeza) muito baixo, assim como campeões baseados em velocidade de ataque. (Nocturne, Diana e etc.)



05 – A escolha do campeão.

Chegamos a tela e picks e bans, seu time e o time inimigo já baniram e agora é hora de escolher, o que escolher? Simples: escolha algo que COMPLETE o seu time. Converse com seu time e veja o que eles precisam, se de um tanker, suporte, assassino, muito CC, iniciação e etc. Veja sempre o que é melhor pro time e jogue pra ele. Você pode carregar um time pra vitória com a combinação certa de atributos.



06 - Summoner Spells

Basicamente você precisa de uma magia: SMITE (GOLPEAR). Você pode ate fazer sua jungle sem smite, mas isso vai lhe prejudicar a longo e médio prazo. Já pensou perder um Barão Nashor ou um Dragão porque você não foi de Smite?

Além do que, depois dos 15min de jogo, é aconselhável a voce não gastar seu Smite nos minions da jungle, pois o time inimigo pode forçar um objetivo maior como Barão e Dragão e você não vai ter Smite para tentar roubar o buff para o seu time.

Além do Smite, você pode escolher mais uma magia defensiva (ou ofensiva, depende do seu gosto) como Flash ou Ghost, ou até mesmo Teleporte, para tornar os seus counter-ganks mais perigosos. Pois o jungler inimigo vai sempre sem preocupar de você aparecer em qualquer lugar com seu Teleporte.

             06.01 - Jungle sem Smite? Existe?

Sim, é possível fazer jungle sem smite com alguns personagens como Shaco, Nunu e Cho'Gath, mas por motivos que eu expliquei acima, eu realmente NÃO ACONSELHO, mesmo pra esses campeões.

06.02 – Roubando o objetivo inimigo.

É uma das obrigações do Jungle tentar roubar o objetivo do inimigo, garantindo assim, os buffs e benefícios pro seu time. Porém pese os prós e contras, se você está sozinho e seu time vai demorar pra nascer, não é interessante morrer pra roubar um Dragão e deixar as lanes indefesas.

Mas se o seu time está inteiro, mas não vai conseguir chegar a tempo de contestar o objetivo, vale a pena você morrer para roubar o buff do Barão para seu time. Antes de qualquer coisa, COMUNIQUE-SE com seu time e avise o que vai fazer para que eles se preparem ou para pushar as lanes, contestar o objetivo ou defender a base aliada.

Se você tiver com um Jungler de alta mobilidade como Lee Sin, Kha’Zix, Malphite, Jarvan IV ou outro, arrisque entrar e sair com flash se possível pois, se você não conseguir calcular o dano correto, ainda terá uma chance de escapar com vida.



07 - Hard Leash

Hard Leash é simplesmente o ato de você receber ajuda do seu time enquanto bate no minion da jungle até o momento em que ele seja derrotado e você não precise utilizar seu Smite para finalizar o monstro.

Cuidado com algumas passivas de campeões aliados, eles podem roubar seu buff precioso sem querer, portanto, quando for receber um Hard Leash fique sempre atento na vida do minion e assim que você perceber utilize o smart ping para seu time se afastar.

                07.01 – Porque utilizar o Hard Leash?

O Hard Leash acelera a jungle de qualquer campeão, você chega ao nível 03 mais rápido que os laners e com isso pode dar um gank mais perigoso e efetivo. Algumas vezes um gank nos níveis iniciais pode definir o rumo de uma partida.



08 – Rotas comuns

Voce pode começar sua jungle basicamente de duas formas: Pelo vermelho e pelo azul.

Caso seu campeão necessite muita mana, é interessante começar sempre pelo azul, mas se você deseja dar um gank no top no nível 03, então comece pelo vermelho com Hard Leash. Abaixo algumas rotas:

Caso o campeão que você escolheu não precise de mana (utilize energia, por exemplo) comece pelo vermelho, se você está do lado vermelho do mapa e quer gankar top no nível 03, comece pelo azul.

Estude a melhor tática, levando em consideração as lanes que estão avançadas e os campeões com menos habilidades de escapar.

UPDATE PATCH 3.8 - Devido as mudanças no tempo da Jungle no patch 3.8, todos os minions nascem aos 1:55. Portanto, as XPS dos buffs foram aumentadas. Na hora de calcular a melhor rota, desconsidere o primeiro minion e parta logo para o SEGUNDO minion das listas abaixo.

Exemplo: A rota com Hard Leash no azul agora é: Ancient Golem > Elder Lizard > Bruxas > Gank

Rota com Hard Leash no Azul:
 Rota sem Hard Leash no Azul:




Rota com Hard Leash no Vermelho:




Rota sem Hard Leash no Vermelho:


                

08.01 – Localização dos campos

Abaixo, você verá detalhadamente onde se encontra cada campo da jungle de ambos os lados do mapa.




09 - Rotas Comuns e seus ganks

Existem três rotas no mapa de Summoners Rift no League of Legends, são elas TOP, MID e BOTTOM (BOT).

Abaixo, uma imagem com os caminhos mais praticados na hora de um gank:

Ganks do time Azul:

Ganks do time vermelho:


Esses caminhos podem variar se você é um Kassadin, uma Lissandra ou um Zac que chegam pulando/teletransportando/ultando na lane. Dessa forma você pode vir por cima das árvores e surpreender o inimigo.

                09.01 - Tudo wardado, e agora?

Não se desespere, se você esta tendo problemas para gankar as lanes peça para seu laner comprar um Pink Ward e quebrar a Ward do inimigo, com isso você fica livre para gankar aquela lane, caso ele se recuse, compre você. Se o mapa tem muitas wards, então é uma boa hora para você fazer um oracle, isto lhe dará um controle de mapa superior ao time inimigo, até porque é uma de suas obrigações.

                09.02 - Minhas lanes estão pushadas, o que eu faço?

Neste momento, você pode fazer duas coisas: gankar pela lane, conforme imagens acima ou apenas farmar dentro da sua jungle. Se você se sentir confortável, combine com a sua equipe e dê um Tower Dive no inimigo. Considere o dano massivo da torre neste momento para que a sua ação não seja um desastre e você acabe deixando o inimigo com um double ou até um triple kill.

                09.03 – Quando um gank é bem sucedido?

Um gank bem sucedido não é apenas aquele em que o seu laner leva uma kill, também é bem sucedido quando o inimigo gasta algum feitiço de invocador ou gasta suas poções de vida forçando uma volta pra base cedo, perdendo com isso experiência e ouro.

Um feitiço de invocador tem um cooldown muito alto, deixando-o vulnerável por bastante tempo, tenha o tempo dos feitiços defensivos do inimigo em mente, pois você terá uma espaço grande para voltar naquela lane e realizar outros ganks, e ai sim dar uma morte para seu aliado.



10 - Counter-Jungle

O counter-jungle é uma ação que demanda muito conhecimento de sua parte dos campeões do League of Legends. Você precisa saber o tempo da jungle do campeão inimigo para saber onde ele está, se você consegue trocar dano em um possível encontro com o inimigo, se ele vai estar sozinho e etc.

Leve em consideração todos esses pontos, pois se você for roubar um buff azul e encontrar com o jungler inimigo e mid-laner no campo, pode ser fatal pra você e vai lhe atrasar bastante.

Caso você tenha isto em consideração, um counter-jungle pode colocar o jungler inimigo muito atrás do jogo, tornando ele nem um pouco ameaçador e com isso dando tranquilidade pras suas lanes jogarem ofensivamente. Nunca deixe um gank do inimigo impune, se você não puder dar counter-gank por estar muito longe, realize um counter-jungle enquanto ele ganka seu time.

Pense também que enquanto você rouba buffs e minions do inimigo, ele pode estar dando ganks bem sucedidos em seus aliados. Portanto, o counter-jungle é uma escolha arriscada, porém muito recompensadora se bem pensada.



11 - Counter-Gank

Counter-gank é simplesmente você estar na mesma lane que o jungler inimigo na hora de um gank, com isso você não deixa seu time na desvantagem na hora da luta.

Para você saber quando dar counter-ganks, você precisa dos mesmos conhecimentos citados no counter-jungle, pois com os tempos do jungler inimigo em mente, você pode saber que aos 2:50 o Lee Sin com Hard Leash do time azul vai gankar o seu top que está avançado porque é um Jayce contra um Shen.

Posicionamento de wards também ajuda neste fator, se o jungler inimigo está muito presente nas lanes, é interessante você wardar alguns pontos ofensivos para saber para onde ele esta indo e acompanha-lo.

Existem jogadores no profissional brasileiro e no internacional que são especialistas em counter-gank, o paiN SirT Razer nunca deixa seu time sozinho num gank, assim como o jogador GG BenQ Diamondprox da Rússia.



12 - Posicionamento de wards

O posicionamento de wards é muito importante no controle do mapa, você pode colocar wards ofensivas para saber onde seu jungler esta na hora de um gank, diminuindo a probabilidade um counter-gank inimigo e dar tranquilidade a seu top lane, pois ele saberá a hora de avançar ou recuar ou pode colocar wards defensivas quando você estiver sofrendo bastante com o counter-jungle, afinal é muito triste quando a gente vai pegar um buff vermelho e tem uma Evelynn só esperando a hora de nos matar. Abaixo segue o posicionamento de wards comuns.



12.01 - Porque wardar é obrigação do jungler?

É simples responder a essa pergunta: Quem sofre com counter-jungle? Quem vai ficar pra trás se o jungler inimigo gankar as lanes com sucesso por que você não colocou uma Ward no red? Exato, você!

O jungler tem obrigação de controlar a jungle inimiga por meio de wards, mas isso não significa que você vá se matar pra colocar uma Ward. Se você não tem dinheiro suficiente, compre ao menos uma Pedra da Visão que te dá 02 wards, uma pro buff azul e uma pro buff vermelho inimigo.

Combine com o suporte do seu time onde wardar, o trabalho de controle de mapa de vocês dois pode ser crucial na vitória do seu time.



13 - Tempo dos buffs, atributos e respawn dos campos

Quando você pegar um buff, uma aura da cor do buff ficará visível no seu personagem. Alguns buffs são transferíveis quando você morre para um inimigo, portanto cuidado ao gankar de double buff (com os 2 buffs), pois se você morrer o seu aliado terá um terrível dia na lane.

Procure controlar o tempo dos buffs seus e do seu inimigo, além do tempo dos objetivos como Barão e Dragão, por exemplo: você pegou o seu buff azul aos 2:35 então, some a este tempo o tempo de respawn e digite no chat para se lembrar de quando irá nascer novamente.

Buff Azul:
Seu azul: 2:35 + 5:00 = 7:35 OB (our blue / nosso azul)
Azul inimigo: 4:50 + 5:00 = 9:50 TB (their blue /  azul deles)


Buff Vermelho
Seu vermelho: 2:35 + 5:00 = 7:35 OR (our red / nosso vermelho)
Vermelho inimigo: 4:50 + 5:00 = 9:50 TR (their red/  vermelho deles)


Dragão
2:30 + 6:00 = 8:30 D (D = Dragão)

Procure sempre ceder o buff azul para o seu mid-laner se ele precisar de CDR ou Mana Regen, isto vai ajudar bastante na lane fase dele. O mesmo funciona para o buff vermelho, tente sempre ceder ao seu AD Carry, se você estiver com um jungler com pouco CC como Evellyn, pegue pra você na hora de gankar, e procure sempre gankar com o buff. No mid-late game os buffs são sempre dos carries na maioria das vezes.



Tempo de Spawn: 1:55min
Tempo de Respawn: 5:00min
Buff (Benção do Lagarto Ancião): Aplica lentidão em 8/16/24% (5/10/15% para ataque a distância) e causa dano real de 10-44 (10 no nível 1 e 2 a mais por nível.)
Tempo de duração: 2:30 (3:00 com masteries)
Transfere para o inimigo?: Sim.




Tempo de Spawn: 1:55min
Tempo de Respawn:
5:00min
Buff (Marca do Golem Ancião):
20% de cooldown reduction/redução de cooldown (CDR), 25 de regeneração de mana per 5 seg e 0,5% da mana máxima (ou energia)
Tempo de duração: 2:30 (3:00 com masteries)
Transfere para o inimigo?: Sim.


Tempo de Spawn: 15:00min
Tempo de Respawn: 7:00min (Duração + 3:00)
Buff (Exaltado com o Barão Nashor): +40 de AD e AP, 3% da sua vida máxima em regeneração de vida per 5 seg. 1% da sua mana máxima em regeneração de mana per 5 seg.
Tempo de duração: 4:00min (não funciona com masteries)
Transfere para o inimigo? Não.



Tempo de Spawn: 2:30min
Tempo de Respawn: 6:00min
Gold Global: 190G (+25G)
Experiência Base: 400xp


Golem Grande
Tempo Spawn: 1:40
Respawn: 1:00/1:15
Ouro:55G
Exp: 137 (xp +2.4min)

Lobo Grande
Tempo Spawn: 1:40min
Respawn: 1:00min/1:15min
Ouro: 55g (+0.65/min)
Exp: 153 (+2.3/min)

Bruxa
Tempo Spawn: 1:40min
Respawn: 1:00min/1:15min
Ouro: 30g (+0.72/min)
Exp: 103 (+2.1/min)





14 - E nas teamfights? O que fazer?

Aqui vai variar de acordo com o campeão que você pegou para sua jungle, se você pegou um tank iniciador como Malphite, Amumu Jarvan IV e etc., espere a hora certa e utilize seu ultimate na maior quantidade possível de inimigos. Não fique esperando o seu AD Carry iniciar a luta.

Se seu TOP é iniciador e você ficou com um jungler suporte, tente sempre utilizar suas auras no seu time durante a batalha.

Escolheu um jungler lutador? Exploda os carries inimigos e seja feliz! Lembre sempre da máxima: FOQUE O CARRY INIMIGO! Não gaste suas habilidades no Alistar do outro time.

E, uma atribuição a qualquer tipo de jungler: PROTEJA OS SEUS CARRIES!
Se você tirou o AD Carry inimigo da luta, não tem motivos para ficar perseguindo ele, volte e proteja seu carry, ele é seu filho, vai fazer todo o clean-up depois que você iniciou.



15 - Jungle Tier List

Veja aqui no site a tierlist do Stonewall008 com os junglers mais viáveis no momento e escolha o seu: Jungler Tier List – League of Legends



16 - Junglers conhecidos e suas streams

Alguns dos junglers mais famosos fazem stream de seus jogos, o que nos ajuda muito e ensina bastante, mas, por favor, não queira jogar de Soraka jungle só porque você viu o Saintvicious jogando, você não tenta dançar balé porque viu o Lago dos Cisnes né?

Jungler: Crs Saintvicious
Stream: www.twitch.tv/crs_saintvicious
Time: Team Curse


Jungler: GG BenQ Diamondprox
stream: www.twitch.tv/tehdiamondz
Time: Gambit Gaming


Jungler: EG Snoopeh
Stream: www.twitch.tv/snoopeh
Time: Evil Geniuses


Jungler: Keyd Benq Revt (Brasileiro)
Stream: www.twitch.tv/keydtv
Time: Keyd Team


Jungler: VPS
Stream: http://www.twitch.tv/TheVps
Time: Sem time.

Jungler: TSM DragonSnap OddOne
Stream: www.twitch.tv/tsm_theoddone‎
Time: Team Solomid


Jungler: Azubu TPA Lilballz
Stream http://www.azubu.tv/channel/live_small.do?cn_id=2220181922001&vod_id=
Time: Azubu Taipei Assassins




17 - Glossário de termos utilizados

Se você não entendeu alguns termos deste texto, visite o nosso dicionário de League of Legends e tire suas duvidas.



18 - Considerações finais

Ser jungler não é das tarefas mais fáceis e as vezes nem muito reconhecida, é necessário conhecer a mecânica de muitos campeões, tempo de limpeza da jungle, para saber onde o inimigo vai estar além de controlar o mapa e acertar o Smite nas horas mais complicadas como quando tem uma Lux/Ezreal/Draven prestes a ultar no outro time e roubar o seu buff.

Mas apesar de ser muito complicado, se torna muito gratificante você levar seu time a vitória depois de um gank bem sucedido ou uma Teamfight muito bem iniciada. É sempre interessante ver a Irelia destruir todo mundo porque você deu duas kills pra ela no early game.

Ah, e além de tudo aprenda a máxima: A culpa é sempre do Jungler, não tem como fugir disso! Hahahaha.
Espero que esse meu pouco conhecimento tenha lhe ajudado a saber mais sobre essa função tão maltratada no League of Legends.



19 – Bibliografia

Segue abaixo alguns sites que eu utilizei em minha pesquisa, são otimas fontes de conhecimento para todos.

http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Jungling 
https://www.facebook.com/zaunslab/posts/353021434821169
http://www.mobafire.com
http://www.solomid.com
http://www.legendsbr.com/a-jungle/
www.lolpro.com/guide/game-play/199-how-to-jungle
http://www.lolpt.com/topic-851-jungle-como-ser-bom-jogador-na-jungle%E2%80%8E

Encontrou erros e quer ajudar a consertar? Links Quebrados? Utilize o nosso formulário de contato no rodapé da página e nos avise.

Obrigado a todos, e espero que tenha ajudado de qualquer forma.

Até a próxima!

Fique a vontade para divulgar, colocar no seu blog ou onde quiser! Desde que dê os devidos créditos, tive muito trabalho juntando todas essas informações pra vocês, então o minimo que peço em troca é consideração.

Andre "Nientoshy" Machado - Jornal de Runeterra

3 comentários :

  1. "Sim, é possível fazer jungle sem smite com alguns personagens"

    Não. Não. Não. Por favor retira isso do seu guia?
    Assegurar dragons e barons com smite é obrigação do jungler. SEMPRE.
    Smite é necessário. SEMPRE.

    Difícil entender isso?
    Talvez em um cho ou Nunu dê pra ir sem. TALVEZ e olha lá ainda. Nas dúvidas, nunca vá sem smite

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tópico me deu umas boas dicas de jungle. Atualmente jogo Jungle,Suport e Mid. Sou gold 5, mas algumas dicas vou seguir. =) obrigado

    ResponderExcluir