Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Aprenda Sobre: AD Carry - League of Legends

Continuando com a nossa série de guias sobre as funções, nesta quarta é a vez de você aprender algumas coisas sobre o que é ser um AD Carry e como jogar de AD Carry.


Lembrando mais uma vez que o que está escrito aqui foi pesquisado em vários sites confiáveis (que estão na bibliografia) e em relatos de jogadores profissionais. Nada aqui é lei, tudo são praticas recomendáveis, fique a vontade pra fazer o que você preferir.

Como jogar de AD Carry?


O que faz um AD Carry?

O AD Carry é um personagem de ataque à distância (Essencialmente) responsável por causar a maior parte do dano nas lutas de grupo por meio de seus ataques básicos e habilidades que geralmente escalam com AD (Attack Damage).



Porque ser AD Carry?

Se você gosta de causar dano, sabe atacar enquanto anda, gosta de personagens de ataque a distancia e quer tentar carregar seu time a vitória você escolheu a função certa.



Obrigações de um AD Carry.

Você tem duas obrigações básicas dentro do jogo: Matar e NÃO MORRER. Parece simples, mas quando um Rengar e um Kha’Zix aparecer pulando em cima de você no meio da teamfight você vai entender porque sua obrigação é não morrer.

E tem aquela obrigação que o time inteiro tem: WARDAR. Se seu support não wardou a tribush da sua lane, gaste 75g do seu dinheiro e compre uma Ward.

“Mas eu sou ADCarry, não posso gastar dinheiro...mimimi”

Então só espera aparecer um Cavalo do Cão – vulgo Hecarim - com uma foice gigante doido pra te explodir porque você não quis gastar 75g (Aproximadamente 4 Warrior Minion) e acabou dando de presente 300g pro Carry inimigo.



Picks comuns de AD Carry

Como falei, são picks comuns personagens de ataque à distância, com algum tipo de habilidade de escape e que se possível, tenha um kit voltado para Attack Damage e esteroides de atributos (attack speed, movement speed, etc.). Se não tiver tudo, que pelo ao menos tenha dois.

Alguns exemplos são: Graves, Ezreal, Draaaaaven, Miss Fortune, Corki, Tristana, Varus, Caitlyn, Twitch e etc...

Abaixo, uma tabela de Picks e Counter Picks para AD Carry. (Crédito ao Ionia News)

Fonte: Spellsy
Como Ler a Tabela:

Na parte de cima vemos os ADC. Cada um está acompanhado de duas colunas, cada uma com três suportes. Os 3 de cima têm a melhor sinergia com o ADC, e os 3 de baixo são seus counter-picks. A ORDEM IMPORTA. Os que vêm mais à esquerda (os primeiros) em geral são melhores para a função que você deseja (dar suporte ou dar counter).

Na parte do meio, vemos os suportes. Cada um está acompanhado de 3 counters, ou seja, 3 suportes que têm alguma forma de vantagem contra o suporte que está sendo analisado.

Exemplo: Alistar. Ele é counterado por Lulu, Zyra e Sona.

Na parte final, temos os suportes não-convencionais, cada um acompanhado de 3 colunas com dois campeões. A coluna superior tem os ADC que funcionam bem com esse suporte, a coluna do meio tem os suportes que são counterados pelo suporte escolhido, e a terceira coluna tem os suportes que counteram o suporte escolhido.

Exemplo: Elise: Seus bons adc são Caitlyn e Ezreal, ela “countera” Janna e Blitzcrank, e é “counterada” por Leona e Lulu.



Summoner Spells

Aqui vão quatro combinações possíveis.


  •  Cleanse (Purificar) e Flash
  •  Barrier (Barreira) e Flash
  • Ignite (Incendiar) e Flash
  • Exhaust (Exaustão) e Flash

Se você quiser garantir uma lane mais ofensiva, 3º opção.
Time inimigo com muito CC? 1º Opção.
Tem um Zed/Kha’Zix/Vladimir/Muito Burst damage na lane? 2º opção.

SEMPRE pegue flash, SEMPRE. (SEMPRE). Eu já disse que você deve pegar flash?

"Mas Exhaust é coisa de Support...mimimi"

Quando vier um Tryndamere ou um Master Yi com 2.5 de Attack Speed pra cima de você e o seu Support estiver morto, você vai ficar pensando porque não pegou o Exhaust.



Runas

Basicamente, você só precisará de dois tipos de runas: Dano de Ataque nas marcas e quintessências e armadura nos selos. Os glifos você pode variar com o que achar mais interessante.

Outras variações de runas incluem Velocidade de Ataque, Roubo de Vida, Penetração de Armadura e Porcentagem de Acerto Crítico – Sempre nas marcas e Quintessências, estude bem a sua equipe adversaria e escolha o que se encaixa melhor na situação.



Masteries

21/9/0 na maioria das vezes.

Não existem muitas variações aqui, talvez um 17/13/0 mas não é muito usado.



Posicionamento

Agora que você chegou até os campos da justiça com seu campeão equipado com uma arma de fazer defunto, é hora de saber o que fazer. Para ser um bom ADCarry você tem que saber se posicionar durante a lane fase e não ficar tomando dano a toa para não ter que voltar pra base muito cedo e perder XP e Ouro, um ADC que fica muito pra trás prejudica o time, principalmente no mid-game. Lembra-se da sua obrigação? Pois é, ela precisa ser cumprida durante toda a duração do jogo.

                Zoning

Sua zona é a área que você pode controlar com seu campeão, esta área é determinada pelo seu alcance de auto ataque e habilidades.

Zonear é o ato de você ocupar os espaços de zona do seu inimigo e ficar entre ele e os minions inimigos, fazendo com isso ele perder farm e experiência. Para zonear, geralmente você precisara de habilidades que permitam a você causar dano e não levar em troca. Se um inimigo leva muito dano ao se aproximar dos minions para farmar ele só vai conseguir farmar embaixo da torre e isso prejudicará bastante seu desempenho.

Se um inimigo entrar na sua zona de controle, faça-o sofrer, ataque para ele recuar e mantenha o controle da sua lane.

                               Lembre-se de ter cuidado na hora de zonear seu inimigo, pois você vai precisar passar a frente dos minions inimigos, abrindo um espaço para ganks na sua lane. Peça sempre pro seu suporte wardar a entrada do rio e o tribush. Veja abaixo a area de controle de uma em comparação com os inimigos.

Fonte: http://www.lolpro.com
Deny

Quando você zoneia com sucesso seu inimigo, você aplica uma coisa chamada DENY nele, dar Deny é simplesmente negar experiência e ouro. Com isso, você fica a frente no jogo e atrasa o jogo do seu inimigo.

Team Fights

Você terminou sua lane fase e é hora de se juntar ao time para lutar.  Posicione-se sempre atrás dos seus iniciadores, seu suporte deve ficar ao seu lado para protegê-lo contra investidas do inimigo. Aprenda a se posicionar de forma segura para que você possa realizar sua obrigação de AD Carry com êxito. VOCE PRECISA FICAR VIVO, nem que seja pra fazer um Clean-up depois que a Teamfight tiver acabado.

“Mas eu tenho que focar o Carry inimigo....mimimi”

Você vai se jogar no meio de cinco inimigos pra focar o Ezreal com flash e Translocação Arcana sendo que você morre com uma Infusão da Soraka? Não né? (Espero que não).

Portanto, foque quem está mais próximo de você, mesmo que seja um Malphite com 200 de armadura. E não se esqueça de Kitar (CAITAR) quem chegar perto de você. Obviamente existem exceções, se o ADCarry inimigo esta do seu lado enquanto o time dele na fome por sangue está focando o Singed do seu time, então sente o cacete nele.

Se voce entende um pouco melhor ingles, alguns videos podem te ajudar.






Lane Fase

A lane fase é o começo do jogo, inicialmente até alguma das torres cair. Neste momento do jogo, você vai FARMAR, FARMAR MUITO (Já disse pra farmar?) e caso apareça uma oportunidade vai pegar kills que são importantes para você como AD Carry, afinal uma de suas obrigações é matar. Mas não se mate para pegar uma kill, um AD Carry morto é inútil. Priorize sempre o farm na lane fase, tentando superar seu inimigo em CS (Creep Score).

                All-in

Durante a lane fase podem aparecer algumas chances de kill para você, se seu inimigo não tiver feitiços de invocador defensivos (e você precisa saber disso, ou ao menos seu suporte precisa),  não tem poções de vida e esta com o life baixo pode ser uma boa hora para tentar um ALL-IN. Um All-in é simplesmente você ir para cima do AD Carry – junto com seu suporte - com tudo que você tem de habilidades e tentar conseguir a kill. Tente focar o AD Carry inimigo de preferência, mas se o suporte deles esta nas condições acima pode ser interessante para vocês irem pra cima e o focarem.
Se o inimigo calcular mal a sua vida e vier pra cima de você tentando um All-in, veja se você tem capacidade de trocar dano contra ele. FOQUE O CARRY juntamente com o seu suporte, não foque o suporte inimigo na troca, o carry ficará livre pra causar dano.

                Free Damage

Free damage é exatamente o que a expressão quer dizer, é o ato de causar dano ao carry inimigo sem tomar dano. Se você tem um suporte agressivo como Leona, Taric, Thresh, Blitzcrank e etc., sempre que ele acertar um Stun/Grab/Hold vá pra cima do carry e de dano nele. Não precisa tentar matar nem dar All-in. Causar free damage o forçará a voltar pra base ou ficar embaixo da torre e dessa forma, sofrendo deny.

                NUNCA gaste uma habilidade de escape para causar free damage, só compensa se você viu que vai garantir a kill pra você. Procure pingar no inimigo antes de ir pra cima. O mesmo serve para seu suporte.

                Kite (se pronuncia CÁITE)

Esta habilidade é o que diferencia um jogador de outro, a habilidade de Kitar. Kitar é simplesmente o ato de andar-atacar, causando free damage no inimigo. No League of Legends, você pode realizar esta ação mais facilmente segurando o shift enquanto clica com o botão direito na área pra onde você deseja andar. Outra forma é com a tecla A. Pressione A, mire no seu alvo e ande para onde deseja.



Procure se acostumar com o alcance dos seus campeões favoritos e com a animação de seu auto ataque. Existe um intervalo entre seus auto ataques que pode ser cancelado, melhorando o seu DPS.

                Poke

Sabe aquela Nidalee e aquele Ezreal que fica mandando Lança e Disparo místico em você? Pronto, isto é poke. Você ataca de uma distancia longa em pequenos intervalos de tempo tentando diminuir a vida do time inimigo ao ponto que você possa iniciar uma teamfight. Geralmente times de poke com Nidalee, Ezreal, Jayce, Kha’Zix e etc são facilmente counteraveis com time de hard engage, como Malphite, Zyra, Nocturne, Amumu e etc. Se você esta de Ezreal na lane, tente acertar os seus Disparos místicos (sempre atentando a sua mana) para fazer seu inimigo voltar pra base ou iniciar uma luta.

                Trade/Harass

O ato de Harassear seu inimigo é você trocar dano com o seu inimigo de preferencia sem tomar dano de volta. Os mestres na arte de Harassear são os carries com grandes alcances como Caitlyn, Kog’Maw e outros. Sempre que um inimigo entrar na sua zona de domínio, ataque-o. Isso é harass.





Devo ser agressivo ou passivo?

Estou perdendo a Lane e agora?

Jogue seguramente. Não tente matar seu inimigo que está com uma espada BF de vantagem, fique embaixo da sua torre e peça ajuda a seu jungler e tente farmar o que conseguir.

Para farmar embaixo da torre é simples, 2 hits da torre no Minion Guerreiro e 1 hit seu, 1 hit da torre no Minion Mago e 1 hit seu. A prioridade da torre é Minion Catapulta > Minion Guerreiro > Minion Mago. APRENDA.

“Mas o meu jungler é um inútil, lixo, cotoco hu3hu3hu3”.

Se você perdeu sua lane, o inimigo foi mais competente que você, o Jungler está ali para ajudar TODAS AS LANES, não apenas a sua (a menos que o jungler inimigo tenha comprado um apartamento de frente pro rio com visão panorâmica do Dragon e fique fazendo visitas constantes a sua lane) tente combinar com ele um bom momento para um gank efetivo, e tente pegar a kill. Caso apareça uma oportunidade, derrube a torre do inimigo e termine a lane fase antecipadamente, assim você poderá ficar um pouco mais seguro enquanto farma, já que o inimigo não vai ter mais a proteção da torre dele.



Streams

Jogador: paiN BrTT Razer
Stream: www.twitch.tv/painbrtt
Time: Pain Gaming

Jogador: CNB HyperX manajj
Stream: www.twitch.tv/manalol
Time: CNB Esports

Jogador: EG.Yellowpete
Stream: www.twitch.tv/yellowpete
Time: Evil Geniuses

Jogador: ROBERTxLEE
Stream: www.twitch.tv/robertxlee
Time: FXOpen E-Sports

Jogador: CLG Doublelift
Stream: http://www.azubu.tv/channel/live_small.do?cn_id=2125982474001&vod_id=
Time: Counter Logic Gaming

Jogador: Chaox
Stream: www.twitch.tv/chaoxlol
Time: N/A

Jogador: TSM Snapdragon WildTurtle
Stream: www.twitch.tv/tsm_wildturtle
Time: Team Solo Mid

Jogador: AZB TPA bebe
Stream: http://www.azubu.tv/channel/live_small.do?cn_id=2220181924001&vod_id=
Time: Taipei Assassins




Considerações Finais

Jogar de ADCarry é muito gratificante, de todos os pentakills que eu dei no League of Legends a maioria deles foram com ADCs. Mas é uma função complicada de se jogar pelo fato de que você é um pedaço de bife no meio da savana africana. E até você aprender a lidar com isso, fica difícil jogar de ADC.

Além de tudo, você começa o jogo com a responsabilidade de causar a maior quantidade de dano em menos tempo e tentar carregar o seu time. Você ira se acostumar com duas expressões bem comuns “Sdds ADC” e “Meu adc não tem dano”. Aprenda a lidar com a pressão e jogue pra se divertir, quando a gente faz o que gosta não existe pressão.



Bibliografia



Agradecimentos a minha esposa por existir e aos meus leitores. Sem vocês não seria nada. =)

Este guia deu trabalho, se você gostou e quer apoiar o blog é simples: Curta nossa página no Facebook: Jornal de Runeterra

Fique livre para postar em seu blog o conteúdo deste guia, só lembre-se de dar os devidos créditos a quem merece, isto não te torna um cara menos legal.

Criação, Edição e Formatação por: Andre "Nientoshy" Machado

3 comentários :

  1. Parabéns pelo guia, me ajudou bastante, continue assim...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito útil e bem feito!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns cara, é um ótimo Guia. Eu como Main Lane adc entendo completamente o que você diz. E digo mais, bem colocado seus exemplos de "não wardar", "utilização de feitiços" etc ... rs.

    ResponderExcluir